Data: 08.10.2023, Local: Base Camp, São Roque, Sao Paulo

No último domingo, dia 08/10/2023 aconteceu na cidade de São Roque – SP a Corrida da República (Sokolský běh republiky), uma realização em conjunto de Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo, Base Camp e União Cultural Tcheco Brasileira. A corrida brasileira abriu a série de corridas com mesmo nome, organizadas e promovidas sob coordenação da organização guarda-chuva da SOKOL que é uma entidade tcheca, com objetivo de promover valores e temas de cidadania, comunidade, preocupação com o próximo, saúde, desenvolvimento pessoal. Uma das ferramentas principais é atividade física.
A corrida da República aconteceu pela primeira vez em 1919, quando os integrantes do movimento SOKOL organizaram uma corrida de estafeta levando uma mensagem de saudação para o primeiro presidente da Tchecoslováquia. Essa tradição foi renovada em 2019, num formato de dezenas de corridas acontecendo paralelamente em diferentes locais. Temos orgulho de organizar a primeira corrida na América Latina.
Evento contou com quase 70 inscritos, nas categorias de adultos e crianças, mantendo o formato de evento familiar, onde todos participam de alguma maneira. Essencial foi o envolvimento de voluntários, vindos da comunidade local e da comunidade de conterrâneos tchecos e eslovacos.
Agradecemos a Acqua Vita por ajudar a cuidar da hidratação dos participantes!
Corrida foi um sucesso e já estamos com planos para 2024!!!!