No dia 11 de outubro de 2022, UCTB participou através do seu diretor de esportes Vit Vanicek, da palestra sobre Sokol (www.sokol.eu). Evento aconteceu na sede da Fecomercio SP e foi organizado pelo SESC São Paulo.

Sokol é uma entidade tcheca fundada em 1862 e desde sua criação promove valores como: esporte, cidadania, comunidade, personalidade, gentileza. (em tcheco: Sport, Občanství, Komunita, Osobnost, Laskavost – primeiras letras das palavras criam o termo SOKOL).

Para quem não sabe, no passado já teve unidade de Sokol funcionando em São Paulo, veja uma das fotos no post!

Palestra foi ministrada pelo Martin Chlumsky, professor de educação física formado pela Charles University em Praga, e abordou diferentes temas, aspectos históricos, defesa dos valores democráticos pelos integrantes do Sokol, projetos e frentes de trabalho do Sokol, importância do Sokol na história da Tchecoslováquia e da República Tcheca, modernização da entidade e do movimento, futuro de Sokol, relações internacionais, e por fim um tema muito interessante – a tradição das apresentações em massa reunindo inúmeras unidades de Sokol.

Quem prestigiou a palestra foi também o cônsul da República Tcheca, Viktor Dolista e esperamos que desse encontro surgirão novos projetos envolvendo as comunidades dos compatriotas tchecos no Brasil.